Passou praticamente despercebido, mas recentemente a TAP reduziu a sua operação entre Porto Alegre e Lisboa de quatro a três voos por semana, retornando, assim, ao patamar de oferta existente até março desse ano.

A redução passou a vigorar no início de novembro; as operações voltaram a ser realizadas apenas às terças, quintas e sábados. Seguem, contudo, sendo operadas pelos A330-200, configurados para 268 passageiros em duas classes. Em julho noticiamos que a TAP havia reservado slots para cinco operações semanais, mas o fato acabou não se concretizando.

Assim, os voos da capital gaúcha para a Europa tiveram uma redução de 2144 assentos semanais (nos dois fluxos) para 1608, uma diminuição de 25%. Entretanto, de acordo com os números mensais que sempre publicamos aqui no Gaúchos Spotters, os voos da TAP em POA seguem saindo bem cheios.

Por não dispormos de informações suficientes, geralmente não caberia a nós inferirmos motivos pelos quais a TAP realizou o ajuste de demanda. Entretanto, a companhia aérea portuguesa segue contando com atrasos sistêmicos em toda a sua malha; esse é um dos assuntos mais discutidos sobre a empresa em jornais de Portugal (recomendamos a leitura desse e desse link para mais informações sobre o assunto).

Atualmente são esses os horários da TAP em Porto Alegre:

TAP117 LIS-POA – chegada em POA às 20h30. (às terças, quintas e sábados)

TAP118 POA-LIS – saída de POA às 22h10. (às terças, quintas e sábados)

E fique ligado! Seguiremos acompanhando as novidades da TAP aqui no Gaúchos Spotters. Em caso de mais notícias, publicaremos aqui no blog.

Foto por João Machado