Neste sábado (18) deixou Porto Alegre em voo de entrega o Embraer 195 SP-LNI nas cores da LOT Polish Airlines. Até algum tempo atrás o LNI voava para a Azul como o PR-AYC. Mais importante que isso, entretanto, é o fato de que esse traslado é histórico: foi o último serviço com avião comercial prestado pela TAP Manutenção & Engenharia em Porto Alegre, que interrompeu suas operações.

Há alguns meses se observava os hangares cada vez mais vazios, praticamente prestando serviços apenas para a Azul. Há poucas semanas, por fim, os títulos da companhia no hangar 4 foram apagados. Segundo nossos parceiros do AeroEntusiasta, ainda restam dois F-5 no hangar 3, entretanto esses estão em fase final de manutenção.

Mais que a perda de tráfegos raros, que sempre apareceram por POA devido aos hangares, perde-se centenas de empregos especializados. Entretanto, já foi afirmado que há interessados na infraestrutura da TAP M&E.

De toda forma, o SP-LNI decolou de POA às 14h30 do sábado como o LOT9101 para Natal. Cumpriu a rota POA-NAT-LPA (Las Palmas)-WAW (Varsóvia), assumindo voos na malha da LOT hoje, um dia após sua chegada na capital polonesa.

Foto por Vinicius Costa

SPLNI_LOT_POA_DELIVERY