Consta nos slots de Porto Alegre mais uma redução de voos regulares da LATAM Brasil. Dessa vez, os voos entre POA e o aeroporto do Galeão, maior do Rio de Janeiro, passarão a apenas um por semana, com vinda às sextas e volta aos domingos. Hoje em dia, a companhia opera oito. Ou seja, será uma diminuição de 87,5% nas frequências.

A redução passará a ter efeito em 28 de outubro, e enquanto os voos de ida serão realizados pelos Airbus A321, com capacidade para 220 passageiros, as voltas serão operadas pelos A320, para 174. Confira os horários:

TAM3679 POA-GIG – saída de POA às 17h15. (aos domingos – a partir de 28/10)

TAM3783 GIG-POA – chegada em POA às 23h35. (às sextas – a partir de 02/11)

Como sempre ressaltamos, os slots são apenas previsões, podendo a qualquer momento ser alterados.

Em nota, a LATAM preferiu negar a redução.

“A LATAM Airlines Brasil informa que segue atenta às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações, e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região. Qualquer alteração que venha a ser confirmada em sua malha aérea será comunicada oportunamente pela companhia.”

Quando da última redução da LATAM em POA, isto é, quando as ligações diretas entre Porto Alegre e Curitiba foram encerradas, também coube ao Gaúchos Spotters adiantar a triste novidade (clique aqui e aqui para saber mais). Entretanto, esses aparentes cortes têm uma explicação razoável. A estratégia da LATAM busca concentrar todas as operações em hubs, aumentando a conectividade da empresa nestes aeroportos. Assim, a demanda da companhia entre POA e o Galeão será canalizada pelos três principais centros de conexão da companhia no país, no caso Brasília, Congonhas e principalmente Guarulhos. Não à toa, nos últimos tempos a LATAM vem reforçando as operações POA-BSB, POA-CGH e POA-GRU.

Atualmente, além do Galeão a LATAM Brasil segue ligando Porto Alegre a Brasília, Congonhas, Guarulhos, Maceió e Fortaleza, estes dois últimos com apenas um voo semanal cada, voltados ao público turístico.

Para quem preferir o conforto dos voos diretos ao Rio, a Avianca Brasil e a Gol seguirão ligando Porto Alegre ao Galeão com dois e cinco voos diários, respectivamente. Também há voos sem escalas ao aeroporto Santos Dumont com a Azul (dois voos diários) e a Gol (quatro).

Em caso de novidades sobre este assunto, publicaremos aqui no Gaúchos Spotters.

Foto por João Machado

41788325701_60ef0422d8_o