Ontem (1º) a Azul inaugurou os seus voos diretos entre Porto Alegre e Córdoba. Serão quatro frequências semanais, aos domingos, segundas, quartas e sextas, operadas pelos Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros.

A aeronave que cumpriu a operação inaugural foi o E195 PR-AYR “Sonho Azul”. O AZU8756 decolou de Porto Alegre às 12h07, pousando pela primeira vez em Córdoba às 14h21. O AYR foi recebido com o batismo do Corpo de Bombeiros local enquanto se dirigia ao portão. Às 15h09, decolou como o AZU8757 de volta a POA, pousando de volta às capital gaúcha às 16h39.

O voo de ida teve 78 passageiros a bordo (66,1% de ocupação). Desses, 31 (39,7%) fizeram conexão em Porto Alegre. O voo da volta teve 50 passageiros (42,4% de ocupação). 29 conectaram para outros destinos em POA (58,0%). Segundo ouvimos do pessoal de solo em Córdoba, as reservas já para os voos seguintes estão maiores que as do voo inaugural.

De toda forma, a conectividade é um fator decisivo para o sucesso deste voo. Ele já começa com conexões rápidas em Porto Alegre de e para Campinas, Curitiba, Florianópolis, Navegantes, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). Saem praticamente no mesmo horário os voos para Montevidéu, Pelotas e Uruguaiana. Estes contam, portanto, com as mesmas possibilidades de conexão. A partir de outubro, como adiantamos na semana passada, será possível também conectar a Belo Horizonte.

Amanhã (3) terá início o voo entre Porto Alegre e Rosário, que conta com horários similares aos de Córdoba, operando nos dias em que o voo a COR não opera – ou seja, às terças, quintas e sábados. Esses dois novos voos não eram operados regularmente desde 2012, quando a Gol os encerrou.

Em breve publicaremos aqui no Gaúchos Spotters um flight report do voo inaugural. Fique ligado!

Desejamos muito sucesso à Azul nessas novas operações!

Fotos por Thiago Trevisan – @trevisan26_aviation

Fotos por João Machado